Você está visualizando atualmente CURIOSIDADES SOBRE ENERGIA SOLAR PARA TE IMPRESSIONAR

CURIOSIDADES SOBRE ENERGIA SOLAR PARA TE IMPRESSIONAR

Já faz mais de 70 anos que o efeito fotovoltaico foi descoberto pelo físico francês Alexandre-Edmond Becquerel, mas faz pouco tempo que ele ficou conhecido pela população mundial.

Por ser um assunto pouco abordado, algumas informações interessantes sobre a energia solar acabam passando despercebidas no dia-a-dia das pessoas. 

Para mudar esse cenário e te levar informações relevantes sobre o assunto, portanto, decidimos criar uma lista com 9 curiosidades sobre energia solar que vão te surpreender! Confira nosso compilado de informações logo abaixo.

9 curiosidades sobre energia solar que você nem imagina

A NASA usa energia solar

Para começar nossa lista de curiosidades sobre energia solar, não podíamos citar outra coisa: a NASA utiliza energia fotovoltaica.

Desde 1960, a NASA abastece as suas estações espaciais com energia solar. Essa foi a melhor solução encontrada para fornecer energia para fora da Terra.

Em um primeiro momento, a energia solar servia apenas para abastecer alguns equipamentos simples, como o rádio, por exemplo, através de uma quantidade muito baixa de energia. Com o passar do tempo e com a modernização do método, contudo, tornou-se possível usar energia solar nas missões espaciais. 

Há geração de energia solar até mesmo em dias nublados

Uma das principais curiosidades que envolvem a energia solar, por exemplo, está relacionada à capacidade dos painéis solares funcionarem, inclusive, nos dias nublados ou de chuva.

Como os módulos solares são feitos a partir de uma tecnologia extremamente avançada, eles são capazes de captar a incidência solar, até mesmo nos dias nublados, por exemplo. 

Vale ressaltar que, mesmo que isso seja possível, em dias nublados, os módulos produzem menos watts de energia do que em dias de alta incidência solar.

A energia solar já esteve em uma copa do mundo

Certamente, essa curiosidade sobre energia solar vai te deixar de boca aberta!

Em 2014, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, ocorreu uma partida da Copa do Mundo, onde Grécia e Colômbia se enfrentaram. 

Esse jogo, aconteceu com o auxílio de uma usina solar, que ficava em cima do campo. 

A usina conta com mais de seis mil painéis solares e, além disso, ocupa uma área de 11,5 m² e produz até 1,42 mWp de energia.

É possível dessalinizar a água com energia solar

A revista Energy & Environmental Science, publicou um estudo que mostra que alguns pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desenvolveram um equipamento capaz de dessalinizar a água a partir da energia solar.

Esse processo de retirar o sal da água e tornar a água potável, é feito através do calor que os painéis fotovoltaicos emitem.

Dessa forma, é possível transformar 5,8 litros de água salgada em água doce, por metro quadrado.

Em breve, as casas e estabelecimentos localizados nas partes mais secas do mundo, por exemplo, poderão adquirir um dispositivo desse para disponibilizar toda a água necessária.

Existem árvores capazes de gerar energia solar 

Ocupando o quinto lugar da nossa lista, temos uma curiosidade sobre energia solar pra lá de surpreendente, no entanto. 

Em Singapura, foi desenvolvido um projeto de paisagismo onde foram criadas e instaladas 18 árvores, de 25 a 50 metros de altura, chamadas de superárvores. 

As superárvores possuem células solares que são capazes de captar a incidência solar e, além disso, transformá-la em energia.

No futuro, será possível gerar energia solar a partir de balões

Um estudo feito por um professor francês chamado Jean-François Guillemoles, diz que seria possível melhorar a eficiência da energia solar utilizando balões de ar quente. 

Se os balões fossem usados, seria possível acabar com um dos principais problemas relacionados à captação de energia solar: o bloqueio da luz causado pelas nuvens. Afinal, as nuvens são as principais responsáveis por fazer a produção de energia solar oscilar.

Além disso, essa tecnologia também seria uma boa alternativa para conseguirmos captar a energia solar sem precisar ocupar espaço em nossos telhados ou com as fazendas solares.

A pesquisa tem como objetivo desenvolver balões com 30 metros de raio e ancorá-los no solo, em diversas regiões do mundo. Incrível, né?!

Utilizar um espelho aumenta a produção de energia solar

Se você deseja intensificar a geração de energia dos painéis fotovoltaicos, por exemplo, basta utilizar um espelho grande para refletir a luz na placa solar.

Um avião já funcionou a base de energia solar 

Em 1974, na Califórnia, um avião decolou usando apenas a energia solar como fonte de combustível.

Esse avião foi projetado pelos irmãos Roland e Bobby Boucher e, no dia de seu voo, estava sem tripulação a bordo.

Albert Einstein recebeu um prêmio nobel por conta da energia solar

Por fim, para encerrar nossa lista de curiosidades sobre energia solar com chave de ouro, temos a informação a seguir: 

Em 1921, o Prêmio Nobel da Física foi entregue a Albert Einstein por seu trabalho acerca do efeito fotoelétrico.

Se você tiver interesse em continuar lendo sobre energia solar e suas particularidades, acompanhe o nosso blog

Deixe um comentário