Sabia que é possível gerar energia solar em condomínios e assim reduzir a conta de energia das residências e também das áreas comuns?
Em 1º de março de 2016, a ANEEL instaurou uma resolução normativa que garante que todos os empreendimentos que possuem diversas unidades consumidoras, como os condomínios, tenham apoio da agência nacional, para gerar sua própria energia.
Foi a partir dessa regulamentação que tornou-se possível instalar placas solares nos condomínios.
Esse tipo de geração de energia vale muito a pena! Afinal, ela traz economia para os moradores dos condomínios e também garante a eles uma energia mais sustentável.
Como funciona a energia solar em condomínios?
Assim como nas residências, a energia solar nos condomínios funciona através de um painel solar instalado no telhado. Esse painel, é o responsável por captar a luz do Sol e transformá-la em energia elétrica.
Vale esclarecer que, nos condomínios, por exemplo, instalamos apenas um sistema de captação de energia solar para todos os moradores.
Devemos conectar o sistema à uma rede elétrica por meio de um relógio de luz central do condomínio. Toda a energia gerada é injetada na rede, já que é impossível fazer uma divisão exata da energia para todas as casas ou apartamentos.
Essa energia gerada a partir do Sol pode ser distribuída para as casas, apartamentos e áreas comuns dos condomínios, para suprir necessidades como aquecimento da água, iluminação de playgrounds e piscinas.
Toda energia solar em excesso nos condomínios, serve para abastecer a rede elétrica, gerando, assim, um crédito energético com a distribuidora.
Os créditos gerados pelo condomínio podem servir para dar desconto ao valor da conta de energia dos moradores e do local.
Uma grande diferença entre os créditos individuais e os do condomínio é que, o abatimento no valor da fatura dos condôminos é dividido de acordo com a cota que cada um investiu.
Caso o sistema tenha sido instalado para suprir o consumo energético das áreas comuns do ambiente, é preciso descontar o valor dos créditos primeiro da conta do condomínio para depois fazer o desconto entre os moradores.
Vantagens de utilizar esse tipo de energia nas áreas comuns
Utilizar energia solar em condomínios é vantajoso porque, as áreas comuns desses lugares são grandes consumidores de energia.
A instalação de um sistema fotovoltaico reduz consideravelmente a conta de energia dos condomínios. Isso pois, o sistema passa a suprir parte da energia consumida, que deixará de ser comprada das concessionárias de energia elétrica.
Como funciona o sistema de energia solar para atender unidades individuais?
Como citamos anteriormente, além da energia solar em condomínios suprir a demanda do lugar todo, ela também pode servir para as residências de cada um dos condôminos.
Para nutrir as casas ou apartamentos do condomínio, instale apenas um sistema fotovoltaico nas adjacências do local.
Como não é possível calcular a quantidade exata de energia que cada morador consome, é preciso fazer uma média de consumo geral e assim distribuir a energia para as casas de forma igualitária.
Vale ressaltar que, se os moradores do condomínio decidirem fazer a instalação dos painéis solares por vontade própria, é preciso apresentar essa pauta em uma assembleia.
Utilizar energia solar em condomínios valoriza os imóveis
O retorno positivo de se investir em energia solar em condomínios não acontece apenas no valor da sua conta de luz.
Como a energia solar é a aposta do momento, um ambiente que possui esse sistema automaticamente passa a valer mais.
Algumas pesquisas feitas por pessoas do mercado imobiliário mostram que as pessoas têm procurado investir seu dinheiro, em imóveis que sejam sustentáveis.
O sistema fotovoltaico pode valorizar em até 30% o imóvel sobre o preço da venda ou do aluguel.
Caso você tenha ficado interessado em instalar energia solar em seu condomínio, entre em contato com a Energy Brasil.
Somos uma empresa referência no mercado de energia solar e com certeza conseguiremos te ajudar.
Ah, e mais uma coisa, não deixe de acompanhar o blog da Energy Brasil para ficar por dentro de tudo sobre energia solar.