Você sabia que é possível gerar energia solar em um lugar e depois utilizá-la em outro? Não? Então vem com a gente que vamos te explicar tudinho.
Em 2012, após a Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, todo consumidor usuário da energia fotovoltaica é capaz de produzir sua energia solar. Além disso, pode produzir, também, para a concessionária de energia da sua região.
A energia solar injetada nas redes das concessionárias é todo o excedente produzido na casa do consumidor. Essa energia solar produzida e injetada, é transformada em créditos energéticos para abater no valor da conta dos consumidores.
Entenda como produzir energia solar e usar em outro lugar
Utilizando esse esquema de crédito de energia solar excedente, é totalmente possível que você gere energia na sua casa, para usá-la em outros estabelecimentos, desde que os dois locais estejam no seu nome e dentro da área de concessão da mesma distribuidora.
Essa função da energia solar chama-se Autoconsumo Remoto.
Além de gerar energia solar para lugares diferentes e economizar na sua conta de energia, você também economiza na hora da instalação do sistema de energia fotovoltaico, pois será um sistema para diversos locais.
Aliás, a fim de beneficiar consumidores que instalam o sistema em suas casas, o Autoconsumo Remoto também ajuda empresas, pois o crédito de energia na matriz, pode abater em outra unidade da empresa.
Agora, se você deseja gerar energia solar e entregar para outro lugar que não está registrado no seu nome, também é possível, mas essa opção tem outro nome e chama-se Geração Compartilhada.
Mas afinal, o que é a Geração Compartilhada?
A Geração Compartilhada nada mais é do que a união de múltiplos consumidores da energia solar, que se associam a um consórcio ou cooperativa para se beneficiar da energia gerada por uma usina fotovoltaica de propriedade comum.
A união dos associados acontece através de um contrato, que todos assinam, para garantir o comprometimento de todas as partes envolvidas. É possível, além disso, que os componentes dessa cooperativa ou consórcio sejam empresas.
Para que a Geração Compartilhada seja efetiva, todos os envolvidos devem ser atendidos pela mesma concessionária.
Esse tipo de compartilhamento de energia garante muitas vantagens para os associados. Alguns benefícios são, por exemplo: rapidez e facilidade na hora da instalação dos painéis fotovoltaicos, economia na conta de luz e a ausência de burocracia.
Ou seja, gerar energia solar e compartilhá-la é uma ótima escolha!
Por que é mais vantajoso produzir energia solar?
Gerar energia solar é mais vantajoso do que investir em energia elétrica porque:
- A energia solar é uma fonte de energia sustentável, que utiliza algo que temos de forma abundante no mundo: o Sol;
- Esse tipo de energia também não polui o mundo e não gera nenhum tipo de ruído sonoro;
- Instalar um painel de energia solar fotovoltaico, é mais rápido;
- A manutenção das placas solares é quase inexistente;
- A energia solar te ajuda a diminuir o valor das suas contas de energia em até 95%;
- É possível gerar energia solar e compartilhar com outras empresas ou pessoas;
- Atualmente é possível financiar a instalação dos painéis de energia solar ;
- A vida útil do sistema solar é de 25 anos.
É fato que daqui um tempo, a energia solar estará dentro da casa e dos negócios da maioria dos brasileiros e se você não quer ficar de fora, que tal investir agora mesmo em um sistema fotovoltaico da Energy Brasil?
E caso você ainda esteja em dúvidas, se vale a pena ou não investir em energia solar na sua residência, leia nosso artigo do blog onde te explicamos tudo sobre as vantagens da energia solar para sua casa.