Você está visualizando atualmente SAIBA QUAL É O PERFIL DO CONSUMIDOR DE ENERGIA SOLAR!

SAIBA QUAL É O PERFIL DO CONSUMIDOR DE ENERGIA SOLAR!

  • Categoria do post:Blog

O crescimento do setor de energia solar tem sido muito tratado na mídia, e seus benefícios estão atraindo muitas empresas e investidores para esse nicho. Graças a essa popularidade e ao constante avanço na tecnologia, surgiram também muitas opções, cada qual para um público-alvo diferente. Então, qual é o perfil do consumidor ideal?

Bom, é importante lembrar que, independentemente do destino que vai ser dado a essa energia, os perfis dos consumidores que buscam energia solar são muito semelhantes entre si. O fato é que as pessoas viram, na possibilidade de produzir a própria energia elétrica, economizar com os custos no seu orçamento e contribuir para o meio ambiente, uma grande oportunidade e um excelente investimento.

Sendo assim, para quem está entrando nesse ramo, é muito importante conhecer o cliente ideal para oferecer soluções em energia solar. Para aprender mais sobre esses perfis, confira esse artigo que preparamos para você!

O que é energia solar?

Para entender o perfil do consumidor de energia solar, precisamos explicar essa alternativa energética. Então, podemos dizer que a energia solar é toda forma de energia que é obtida através da emissão de raios solares, seja por forma de calor, seja de luz. É uma fonte de energia renovável e inesgotável.

Em termos práticos, a energia solar está presente de uma forma ou de outra em todas as outras formas de energia, alterando o estado físico da água para que ela migre e possa ser represada; aquecendo as massas de ar para o deslocamento dos ventos e produção de energia eólica; contribuindo para a fotossíntese das plantas utilizadas na energia de biomassa e até mesmo para a manutenção da vida. A energia solar sempre foi necessária.

E qual é o perfil dos consumidores?

Agora, vamos conhecer o perfil dos consumidores desse tipo de energia! Confira!

Focado no meio ambiente

Esse é um motivo muito relevante para as pessoas que buscam soluções em energia solar, afinal, o efeito estufa e o aquecimento global são alguns dos maiores problemas ambientais da atualidade. Existe uma grande preocupação com a preservação dos recursos naturais e a garantia de um bom futuro para as próximas gerações.

Economia

Talvez esse seja o principal motivo que leva as pessoas a buscarem a energia solar para suas casas e empresas. Afinal de contas, os gastos com energia elétrica estão cada vez maiores, e a energia fotovoltaica pode ajudar a diminuir muito esses custos.

Faixa etária

A busca por solução em energia solar era mais comum para um público mais jovem, no entanto, passou a ser popular para um público mais maduro. “No primeiro semestre de 2020, as pessoas com até 50 anos eram 55% dos proprietários desse sistema. Em 2017, o índice foi de 22%. Portanto, essas transformações indicam o começo da democratização da fonte.

Classe social

Com o aumento da concorrência no ramo e a popularização dessa fonte de energia, os custos com a sua implementação também diminuíram. Então, isso fez com que ela passasse a ser acessível para um público cada vez maior, atingindo também as classes C e D.

Então para quem eu devo vender energia solar?

É preciso separar o público-alvo em dois grupos:

  • Os que buscam alta tensão — ou seja, médias e grandes empresas e indústrias
  • E o grupo de baixa tensão — grupo dos consumidores residenciais, iluminação pública e outros.

Dessa forma, para determinar a melhor estratégia, é preciso identificar o seu público, conhecer as suas características e necessidades energéticas.

O perfil do consumidor de energia elétrica muda com o passar dos anos e a tecnologia segue avançando. É preciso acompanhar o mercado e as mudanças na sociedade. Então, pesquise os avanços do ramo e as necessidades dos seus clientes para garantir o sucesso do seu negócio.

O que você achou do nosso artigo? Aproveite a visita em nosso blog para aprender ainda mais sobre esse mercado tão promissor! Leia também o texto “Investimento em energia solar cresce 52% em 2020”.

Deixe um comentário