O mundo vive o cenário ambiental mais preocupante de todos os tempos. A poluição provocada pela queima dos combustíveis fósseis vem causando grandes prejuízos para o meio ambiente e a situação já é muito grave.
Então, medidas restritivas em relação às emissões de poluentes tóxicos, em especial de CO2, são fundamentais para proteger a vida na Terra e garantir o futuro das próximas gerações.
Felizmente, muitas nações e empresas estão entendendo como esse momento é decisivo para todos. Por isso, estão tomando medidas drásticas para conter as emissões de gases poluentes e proteger o meio ambiente.
Para combater a poluição ambiental, é necessário substituir a produção energética que usa combustíveis fósseis por uma geração de energia sustentável e renovável. Mas será que a energia renovável vai conseguir superar a energia fóssil?
Energia renovável e energia fóssil: o que são e qual é a diferença?
A energia fóssil é aquela que a queima de combustíveis fósseis gera, como os derivados do petróleo. Esse processo de produção de energia é muito poluente, pois a combustão desses elementos químicos lança muitos gases tóxicos na atmosfera. Outra grande desvantagem desse tipo de energia é o fato de utilizar recursos que acabam um dia e que custam um valor alto.
Por outro lado, temos a energia renovável por meio de recursos naturais que não se esgotam e que se renovam. Nesse tipo de geração energética, recursos, como a luz do sol e a força do vento para produzir energia, são usados, o que garante um processo limpo e econômico.
Quais são as fontes de energia renovável?
Existem muitas fontes de energia renovável sendo usadas hoje no Brasil e em todo o mundo.
Sendo assim, as fontes de energia renovável podem ser:
- Solar: painéis solares captam a luz do sol e transforma a energia solar em energia elétrica ou térmica;
- Eólica: é por meio da força dos ventos que se produz a a energia eólica;
- Hídrica: as usinas hidrelétricas geram energia por meio da força das águas;
- Biomassa: produção energética por meio da combustão de materiais não fósseis;
- Oceânica: a energia elétrica é gerada pelo movimento das marés e das ondas e
- Geotérmica: é possível usar o calor presente no interior da Terra para produzir energia elétrica.
Até 2040, medidas de combate a emissão de gases serão responsáveis pelo crescimento da energia renovável
São muitos os países e empresas buscando a renovação da produção energética no mundo todo. Ou seja, isso mostra que as medidas de combate às emissões de gases poluentes estão crescendo e teremos muitos efeitos positivos no futuro.
Recentemente, a PwC fez um estudo que afirmou que vamos ter um grande crescimento do uso de fontes energéticas renováveis em todo o planeta nas próximas décadas.
A pesquisa mostra que muitas empresas privadas e públicas vão investir muito nesse tipo de produção energética para alcançar a meta de zerar a emissão mundial de carbono até 2050. Portanto, é bem provável que a energia renovável supere a energia fóssil já em 2040.
E então, gostou do nosso texto? Siga a nossa página no Facebook para acompanhar as novidades por lá e ficar por dentro de tudo sobre o mercado de energia solar!