Você está visualizando atualmente MITOS E VERDADES SOBRE O USO DA ENERGIA SOLAR EM APARTAMENTOS

MITOS E VERDADES SOBRE O USO DA ENERGIA SOLAR EM APARTAMENTOS

  • Categoria do post:Blog

Apesar de a energia solar estar sendo implementada nos países do mundo inteiro há anos, aqui no Brasil a expansão dessa forma de gerar energia se encontra em crescimento e ainda não atingiu toda a sociedade.

Isso significa que a população no geral ainda não tem um conhecimento amplo sobre esse assunto e acaba por acreditar em inverdades. Há muito que se esclarecer, por exemplo, sobre o uso dessa energia em apartamentos.

Pensando nisso, decidimos produzir este texto para discutirmos sobre os mitos e verdades sobre o uso de energia solar em apartamento. Continue a leitura e confira!

Como funciona a energia solar?

A energia solar funciona através da instalação de painéis fotovoltaicos em uma posição favorável, ficando voltada diretamente para o sol. Eles utilizam os raios solares por meio de sistemas de reflexão para convertê-los em energia.

Essa energia pode ser térmica, sendo utilizada somente para aquecimento da água. E também pode ser elétrica, ou seja, utilizada para todas as outras funções.

Quais as vantagens da energia fotovoltaica?

Existem diversas vantagens no uso da energia solar. A primeira delas é: as placas solares são muito fáceis de serem instaladas e não exigem grandes reformas. Dessa forma, o gasto com manutenção é bem baixo.

Em segundo lugar, ela permite que você economize muito em conta de luz, já que não paga pela energia que gera. Isso faz com que o retorno do seu investimento inicial chegue antes que você possa imaginar.

Por fim, a energia limpa é a maneira mais sustentável de produção, já que não agride de nenhuma forma a natureza. Considerando que estamos passando por diversos problemas ambientais, usar meios alternativos para evitar agressões à natureza é essencial.

O que é mito e o que é verdade quando se fala no uso de energia solar em apartamentos?

  • É possível ter energia solar em apartamento.

Verdade. É completamente possível ter energia solar em prédios.

  • É possível instalar o sistema no térreo e nas varandas.

Mito. É possível instalar os painéis fotovoltaicos em locais com grande incidência de raios solares para que haja uma geração eficiente de energia. Para isso, fazer a instalação no teto do prédio é o ideal.

Veja que não é a instalação em si que é impossível nesses espaços, mas é algo que não vale a pena devido ao sombreamento e à falta de alcance do sol.

  • É possível instalar o sistema fotovoltaico na cobertura.

Verdade. É possível instalar esse sistema em coberturas, já que nesses espaços não há problemas relacionados às sombras, pelo contrário, eles têm um acesso bem direto à luz solar.

A falta de espaço é o único problema que pode vir a surgir. Mas como nesse caso a energia será utilizada apenas pelo apartamento da cobertura, poucas placas já são suficientes.

  • É necessário ter energia solar para todo o prédio.

Mito. A energia gerada pode ser distribuída para todo o prédio ou apenas para alguns apartamentos específicos. Ou seja, há bastante flexibilidade nessa questão.

  • A energia precisa ser gerada diretamente no prédio.

Mito. A ANEEL permite que se utilizem espaços externos para a produção de energia solar, contanto que as duas propriedades estejam registradas no mesmo CPF ou CNPJ.

Simule sua instalação de painéis fotovoltaicos no nosso site e conheça detalhes sobre os nossos projetos.

Deixe um comentário