O Brasil passa por um período de grande ascensão das energias renováveis, especialmente a energia solar. Limpa, sustentável e totalmente renovável.
Por isso, a energia solar ganha cada vez mais espaço em domicílios, indústrias e empresas brasileiras, chegando à marca de 434 mil kilowatts de potência instalada em 2019.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), gerando energia para 886 mil unidades consumidoras.
Entenda o crescimento das fontes de energia renováveis
Desde que a energia solar fotovoltaica começou a despontar no cenário nacional e internacional como fonte de energias renováveis, o setor começou a crescer ano a ano.
Afinal, no Brasil, o potencial para a geração de energia solar é grande, devido à sua extensão e posicionamento geográfico privilegiado.
Por isso, empresas e famílias começaram a investir: desde 2012, mais de R$ 10 bilhões já foram injetados no mercado da energia solar. Isso mostra que este tipo de geração de energia é uma realidade, está em consolidação e veio para ficar.
O crescimento se deve, principalmente, aos usuários residenciais, que querem zerar ou reduzir a conta de eletricidade, cujos valores são crescentes e influenciados por fatores políticos e econômicos. Quem investiu, não se arrepende.
Fatores que auxiliam na ascensão da energia renovável
Vários fatores podem explicar a ascensão da energia renovável, em especial a energia solar fotovoltaica. Um dos mais importantes é o cuidado com o meio ambiente.
Isso pois, a energia solar é, sem dúvida, a modalidade de geração energética mais limpa, renovável e sustentável que alguém poderia utilizar, podendo ser comparada apenas à energia eólica. Porém, a energia solar é mais viável e pode ser produzida em muito mais locais.
Enquanto uma hidrelétrica tem um impacto ambiental gigantesco por sua operação com grandes barragens e represas, a energia solar não derruba nenhuma árvore sequer.
Energia termelétrica causa a emissão de um grande volume de poluentes na atmosfera. Já a energia solar, por sua vez, aproveita a luz do sol e a transforma em eletricidade com alta eficiência de aproveitamento sem causar mal a ninguém.
Outra grande preocupação é financeira. A energia solar tem experimentado grande ascensão nos últimos anos porque seus equipamentos estão também se tornando mais acessíveis.
Um sistema fotovoltaico hoje é muito mais barato do que há 10 ou 15 anos, por isso, vale cada vez mais a pena investir.
Os equipamentos da energia solar são bastante confiáveis, exigem pouca manutenção e tem uma vida útil bastante extensa.
Assim, permitindo que os clientes economizem grande volume de dinheiro e até invistam essas economias em outros ativos – como uma aposentadoria privada, por exemplo.
Cada vez mais pessoas estão participando desta revolução energética. Faça parte você também. Nos acompanhe pelo Facebook e Instagram e fique por dentro de mais notícias como essa!