Você está visualizando atualmente VOCÊ SABE QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVE TER COM O SEU SISTEMA DE ENERGIA SOLAR? CONFIRA ALGUMAS DICAS!
Man worker in the firld by the solar panels

VOCÊ SABE QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVE TER COM O SEU SISTEMA DE ENERGIA SOLAR? CONFIRA ALGUMAS DICAS!

  • Categoria do post:Sem categoria

É fato que a energia solar se apresenta, hoje, como uma excelente alternativa para a Pessoa Física ou Jurídica que busca não apenas modernizar seu sistema de energia, mas também economizar. Nos últimos anos, o crescimento da energia solar indica a preferência dos consumidores.

Nesse sentido, podemos destacar uma matéria publicada pelo Estadão sobre o assunto, que destaca que a energia solar cresceu 407% em um ano (2016). Em 2017, não foi diferente, cresceu 300%, segundo a Agência Brasil de Comunicação, e agora em 2020 o Brasil já está entre os 20 países que mais utilizam energia solar.

No entanto, para que o seu sistema de energia solar funcione adequadamente, fazendo você economizar, é essencial adotar alguns cuidados com relação a ele. Com o objetivo de lhe ajudar nesse sentido, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas que você pode colocar em prática.

Confira:

Verifique os painéis fotovoltaicos com regularidade

Para que o seu sistema de energia solar funcione adequadamente, é essencial que você verifique o estado dos painéis solares com regularidade. Recomenda-se que isso seja feito ao menos uma vez a cada seis meses.

No desenvolvimento dessa tarefa, observe os seguintes pontos em seu sistema de energia solar:

– Condições de limpeza das placas solares;

– Observe se as placas solares não estão com acúmulo de água, em virtude das ações da natureza, como a chuva, por exemplo;

– Verifique o sombreamento. Placas solares devem estar posicionadas de maneira a não prejudicar o seu contato com os raios solares.

Fique de olho nos controladores e inversores de cargas

Ainda que se trate dos elementos que menos exigem manutenção, vale a pena ficar atento aos controladores e inversores de cargas para reforçar a eficiência e produtividade do seu sistema de energia solar.

Por essa razão, fique atento aos seguintes aspectos em relação a esses elementos:

– Mantenha os inversores, bem como os controladores de cargas, sempre limpos. Para isso, você pode passar um pano em tais equipamentos, mas com cuidado para evitar acidentes;

– Verifique a sinalização dos controladores e inversores de cargas. Geralmente, apresentam luzes indicadoras que atestam o seu bom e adequado funcionamento.

Verifique as condições da bateria do seu sistema de energia solar

Caso você possua um sistema de energia solar off-grid, saiba que é primordial verificar as condições das baterias regularmente, pois são um dos itens mais delicados de tal sistema.

Em sua análise das baterias, considere observar os seguintes pontos:

– Condições de limpeza das baterias e, caso estejam sujas, faça a limpeza dos terminais;

– Nível de eletrólito ao menos uma vez por mês;

– Busque ficar de olho na carga da bateria do seu sistema de energia solar, para evitar o seu descarregamento e comprometimento de tal sistema.

Gerir adequadamente o seu sistema de energia solar é uma forma de não só cuidar bem dele, mas também de evitar prejuízos em virtude de má manutenção. Por essa razão, adote os cuidados com o seu sistema de energia solar que destacamos.

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia.

Deixe um comentário