Você está visualizando atualmente DIA MUNDIAL DA ENERGIA: ENERGIAS LIMPAS, MUNDO SUSTENTÁVEL
dia mundial energia

DIA MUNDIAL DA ENERGIA: ENERGIAS LIMPAS, MUNDO SUSTENTÁVEL

  • Categoria do post:Sem categoria

A energia solar é a principal fonte responsável por todos os nossos sistemas climáticos e fontes de energia na Terra

Energia renovável é a energia derivada dos recursos naturais da Terra que não são finitos ou esgotáveis, como o vento e a luz solar.

Dessa forma, ela é uma alternativa à energia tradicional, que depende de combustíveis fósseis e tende a ser muito mais prejudicial ao meio ambiente.

Tendo isso em vista, no Dia Mundial da Energia, é indispensável abordar essa transformação que o segmento tem sofrido e levantar a bandeira pelo planeta, incentivando um consumo consciente e, acima de tudo, limpo.

Entenda e conscientize-se você também!

Dia Mundial da Energia

Em 29 de maio celebramos o Dia Mundial Da Energia. Criaram essa data com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso de energias renováveis e, além disso, de poupá-las.

Seu intuito maior é a preservação do planeta, já que o uso de energias fósseis, como é o caso do petróleo, tende a potencializar a poluição, trazendo malefícios não apenas para a Terra, como também para os seres que a habitam há milhares de anos.

Assim, o Dia Mundial Da Energia foi criado em 1981, pela Direção de Energia de Portugal. E, nesta data, diversas atividades são organizadas, incentivando pequenas ações de cada um em prol de uma consciência ambiental.

Afinal, o pouco que cada pessoa pode fazer se torna grande quando feito por muitos.

Energia limpa

Energia sustentável é aquela que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

Ela é feita com base em fontes limpas e renováveis, o que faz com que nunca cheguem, de fato, à extinção e, além disso, sejam benéficas para o planeta.

Atualmente, existem várias formas dessa energia, como a eólica, solar, bioenergia, geotérmica, etc. Assim, há uma infinidade de sistemas para explorar e que podem se tornar promissores para o presente e para o futuro.

A bioenergia, por exemplo, é o processo de criação de energia a partir de massas biológicas, como palha, esterco e outros subprodutos agrícolas. Por sua vez, a geotérmica é a energia das fontes internas de energia da Terra, como os gêiseres.

Além delas, o vento é uma fonte limpa de energia renovável que não produz poluição. E como ele é livre, os custos operacionais são quase nulos, depois que uma turbina é montada.

Já a energia da água é uma forma de energia que aproveita o poder desse líquido em movimento, como a água que flui sobre uma cachoeira, para gerar eletricidade. Esta, inclusive, é uma alternativa que as pessoas usam há milênios.

Tomando isso como base, as fontes de energia mais usadas podem atender as necessidades atuais da sociedade.

Levando em consideração a velocidade em que as fontes atuais estão esgotando, as gerações futuras serão forçadas a fazer o que já poderíamos estar fazendo: encontrar novas maneiras de gerar energia.

Energia Solar

Além dos tipos de energia já citados, temos outra. A energia solar é a principal fonte responsável por todos os nossos sistemas climáticos e fontes de energia na Terra.

Além disso, ela emana radiação suficiente, que atinge a superfície do planeta a cada hora para suprir as necessidades globais de energia por quase um ano inteiro.

Dessa maneira, a energia solar pode servir para casas e empresas. Além disso pode se tornar energia utilizável, usando fotovoltaicos ou coletores solares térmicos.

Esta, inclusive, é uma atitude cada vez mais valorizada. O custo decrescente da instalação de painéis solares tem feito com que mais pessoas, em mais lugares, possam tirar proveito desse tipo de energia.

E mais do que isso. Agora, inúmeros indivíduos estão se interessando pelo assunto, especialmente porque se tornou a melhor maneira de economizar dinheiro, visto que esse consumo tende a diminuir a conta de energia elétrica de casas e empresas.

Em nosso site, inclusive, temos um simulador que metrifica a economia de energia que você teria com a instalação de placas solares em sua residência.Clique aqui e faça agora mesmo a sua simulação!

Conclusão

Ainda assim, é importante lembrar a relevância que aderir a esta (ou qualquer outra) energia pode trazer para todos. Implementar energias sustentáveis é uma forma de garantir o futuro e, em datas como essa, seria muito pequeno abordar este assunto apenas em um texto.

Esse é um debate que deveria transitar entre gerações.

Se você também se preocupa com o planeta em que vive, não deixe de compartilhar este artigo com alguém que apreciaria a leitura. Vamos, juntos, salvar o mundo e difundir a energia limpa!

Você pode acompanhar esta e outras notícias do mercado de energia solar aqui ou em nossos canais no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário