Você está visualizando atualmente ON-GRID OU OFF-GRID: AFINAL, QUAL O MELHOR SISTEMA SOLAR PARA A SUA CASA?
energia solar on grid off grid

ON-GRID OU OFF-GRID: AFINAL, QUAL O MELHOR SISTEMA SOLAR PARA A SUA CASA?

Dúvidas sobre qual sistema solar instalar? Primeiro, entenda as características de cada um e escolha aquele que mais se encaixa com as suas necessidades

As razões pelas quais as pessoas devem investir em energia limpa vão desde o valor das contas de energia até a preocupação com o meio ambiente.

Hoje em dia, o uso dessa energia limpa nos nossos lares já é uma realidade, ou seja, podemos retirá-la dos manuais futuristas para colocá-la nas nossas residências.

Dentre as opções de energia sustentável, temos a energia solar. É uma opção acessível e que possui preços cada vez mais democráticos, por isso seu uso vem se ampliando bastante em nosso país.

Escolher iniciar o uso da energia solar pode causar algumas dúvidas, como por exemplo, qual dos sistemas solares fotovoltaicos é melhor: on-grid ou off-grid. Neste artigo, esclarecemos as suas dúvidas e mostraremos as diferenças entre eles. Continue a leitura!

O que é o sistema on-grid?

No sistema on grid, a geração de energia solar está conectada à rede pública. A partir do momento que o sistema estiver registrado junto à concessionária que atende a unidade consumidora, portanto, é possível obter créditos solares.

Caso seja produzida mais energia do que o imóvel for capaz de consumir no período, por exemplo, esse excesso é transformado em créditos de energia que podem ser utilizados em até cinco anos.

Ou seja, é possível praticamente zerar a conta de energia, pagando apenas o valor de taxas obrigatórias.

O que é o sistema off-grid?

o sistema off-grid é desconectado da rede, logo, não depende da empresa de fornecimento de energia para funcionar, tem independência. Essa condição é oferecida pelas baterias estacionárias que armazenam a energia produzida pelos painéis solares. 

Essa energia ficará armazenada e preparada para atender a necessidade do imóvel. Mesmo em épocas em que o sistema não esteja gerando energia.

A maioria dos proprietários de energia solar off-grid vive em áreas isoladas, onde não existe outra opção a não ser um gerador a diesel, pois as configurações desse sistema são muito caras.

Escolhendo a melhor opção

Parece complicado ou fácil escolher entre o on-grid ou off-grid? Esses “sistemas solares”, no uso concreto da palavra, possibilitam a utilização da energia solar, mas é preciso verificar qual é o melhor para cada caso.

Sabendo das diferenças, conclui-se que o sistema on grid é mais utilizado em regiões urbanas ou localidades com acesso à energia elétrica. Enquanto o off-grid não necessita da energia da rede pública, sendo mais usado em meios remotos ou rurais.

Mas não é só isso, é importante escolher uma empresa qualificada para realizar essa adaptação, assim como contar com os melhores produtos e profissionais nesse ramo.

Conheça a Energy Brasil

A Energy Brasil é a maior rede de franquias de energia fotovoltaica no país. A presença é maciça em todo o território nacional, com 26 estados contemplados e mais de 150 unidades em operação.

Cada uma destas franquias oferecerem a comercialização de produtos e equipamentos para utilização da energia solar, além dos serviços de instalação e manutenção.

Dúvidas esclarecidas, vamos mudar o jeito de consumir energia?

Em nosso site, temos um simulador que metrifica a economia de energia que você teria com a instalação de placas solares em sua residência. Clique aqui e faça agora mesmo a sua simulação!

Você pode acompanhar esta e outras notícias do mercado de energia solar aqui ou em nossos canais no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário