Você está visualizando atualmente CONHEÇA AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR
vantagens energia solar

CONHEÇA AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

  • Categoria do post:Blog

Existem as mais variadas formas de aproveitar a energia solar; descubra agora mesmo qual a utilidade dela para o mundo

Em tempos de intensas mudanças, um assunto que desperta bastante interesse das pessoas e autoridades de todo o mundo é o uso da energia solar.

Não é para menos, já que se trata de uma alternativa vantajosa sob diversos aspectos. Mas você sabe o que é uma energia solar e, principalmente, qual a sua utilidade para o mundo em que vivemos?

Para esclarecer suas dúvidas, continue lendo este artigo e conheça as vantagens da energia solar, um dos temas mais relevantes dos nossos dias.

O que é uma energia solar?

Como o próprio nome indica, energia solar é a energia vinda do sol. Essa energia é considerada inesgotável, ou seja, capaz de se regenerar de forma rápida.

É exatamente o oposto das fontes de energia tradicionais com as quais estamos acostumados, já que estas, como sabemos, são finitas.

Na natureza, há uma grande quantidade de energias renováveis disponíveis advindas das mais diversas fontes. Mas o nosso objetivo aqui hoje é falar sobre a energia solar, muito utilizada em diversos países.

Quais as principais tecnologias de energia solar?

Existem as mais variadas formas de aproveitar a energia solar como uma fonte de energia renovável. As principais tecnologias utilizadas são Energia Solar Fotovoltaica, Energia Solar Térmica e Energia Heliotérmica.

Energia Solar Fotovoltaica

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

A energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Atualmente, a energia solar no Brasil é utilizada em residências, estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte, indústrias, propriedades rurais e em serviços públicos.

O número de imóveis que já utilizam energia solar fotovoltaica atingiu, no mês de março deste ano, a marca de 200 mil sistemas conectados.

Mesmo com essa conquista, ainda temos muito o que alcançar. O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, no entanto, está atrás de países como Austrália, China, EUA e Japão, que já ultrapassaram a marca de 2 milhões de sistemas solares Fotovoltaicos.

Quais as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica?

Uma das vantagens mais evidentes do uso de energia solar é, sem dúvida, a redução significativa dos impactos ambientais.

Para se ter uma ideia, dados da Empresa de Pesquisa Energética – EPE apontam que a eletricidade e o aquecimento são os campeões no ranking mundial de atividades econômicas que produzem os gases do efeito estufa.

A queima de carvão, gás natural e petróleo para gerar eletricidade ou aquecer representam 25% das emissões de todo o mundo.

Sendo assim, a energia solar, além de contribuir para um ar mais puro, tem uma menor emissão dos gases. Não é à toa que este tipo de energia também é conhecido como energia limpa.

Outra vantagem da energia solar é a sua abundância na natureza, já que se trata de um recurso inesgotável.

Nesse sentido, podemos destacar dois outros benefícios diretamente relacionados a isto, que são a redução da dependência de combustíveis fósseis como fontes energéticas e a obtenção de uma autonomia energética ao país que a utiliza.

O emprego de uma energia solar, seja ela qual for, é um modo de aprimorar cada vez mais a eficiência energética e o desenvolvimento de novas tecnologias, além de contribuir para a geração de novos postos de trabalho em zonas desfavorecidas.

Por último, mas não menos importante, temos a economia por trás da energia solar. Dentro de residências, por exemplo, a conta de luz pode diminuir até 95% e ainda ajudar a conservar os recursos do planeta.

Ufa! Já deu para perceber que a instalação de energia solar apresenta muitas vantagens, não é mesmo?! Nada melhor do que informação para entendermos melhor e tomarmos a decisão certa.

Se deseja saber ainda mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar esta e outras notícias do mercado de energia solar aqui ou em nossos canais no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário